Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Rio Grande do Sul vinculada à CNPL

Eventos - I SINUTEI - I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO RS

I SINUTEI - EVENTO REUNE NUTRICIONISTAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, CLÍNICAS GERIÁTRICAS E CONSULTORIAS

 

 No dia 24 de novembro no Hotel Plaza Porto Alegre ocorreu o I SEMINÁRIO DE NUTRIÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL que abrangeu também outras áreas em que o nutricionista da assessoria/consultoria.

    O assunto principal foi a exigência do CRN2 no cumprimento de parâmetros numéricos concernente à carga horária constante na Res. CFN 380/05, exigência esta inconstitucional, que está causando perda de postos de trabalho da categoria. O assunto foi debatido durante todo o encontro com os profissionais colocando a preocupação com a perda de emprego em função da maneira que está sendo aplicado. A carga horária no País só pode ser estipulada em Convenções coletivas ou pelo Congresso Nacional mas o importante é a categoria não ser prejudicada no que fere seus direitos. O que deve ser fiscalizado são as atribuições do nutricionista, se está sendo cumprida a Lei 8234 ou não, pois não seria o número de horas trabalhadas o que determina o desempenho do profissional; além do tempo/movimento das ações depende das características, experiência e conhecimento de cada um, e isto tem que ser respeitado.

    Um questionamento para reflexão: não importa o desempenho em cumprir a nossa Lei no que diz respeito as nossas funções nela exigidas? O que importa é o número de horas? Estando lá o número de horas exigidos é o que importa?

    O SINURGS acolheu a todos com um café da manhã num clima agradável de reencontros e informações. Após a abertura foi apresentado a palestra "O Atendimento do Nutricionista em Educação Infantil", ministrada pela Dra Maria Terezinha Oscar Govinatzki. A assessoria jurídica/sindical do Sindicato, Dra Maria Cristina Almeida e o Sr. Aparício Cordeiro, palestraram sobre as diferenças sobre assessoria e consultoria nas diferentes áreas da atuação do nutricionista, sobre vínculo trabalhista e o autônomo em nutrição, sobre o cálculo da hora trabalhada, piso e média salarial.

    A tarde houve uma mesa redonda em que o Sinurgs na pessoa da presidente Maria Terezinha recebeu o CRN2, Diretora responsável pela fiscalização Dra Cleuza Mendes, a Vigilância Sanitaria Estadual, Dra. Ione Oliveira, também diretora do Sinurgs e a SMED, representada pela Dra. Annelise Barreto Krause, responsável pelo setor de nutrição que atua também na educação infantil.

    Foi um seminário que o profissional teve informações e se posicionou opinando e discutindo para a sua valorização.

    Ocorrerão outros Seminários por todo o Estado.

 

O SINURGS ESPERA QUE COM ESTE SEMINÁRIO, PREVALEÇA O CORRETO. O QUE ESTÁ EM DISCORDÂNCIA COM A LEI E A LIBERDADE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, SÉRIO E COMPETENTE, SEJA REPENSADO E DELETADO EM TERMOS DE FISCALIZAÇÃO. QUE NOSSA PROFISSÃO NÃO FIQUE EXPOSTA PELA INCOERENCIA DE ATITUDES QUE VÃO DE ENCONTRO À CONSTITUIÇÃO.

ENQUANTO SINDICATO VAMOS SEMPRE DEFENDER O MELHOR PARA O PROFISSIONAL.

Galerias

DELEGACIAS REGIONAIS