Fique por dentro
24/01/2022
A SBNO lança no VII Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica da SBNO dois documentos, o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica e o Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica Pediátrico. Documentos inéditos que irão contribuir para a construção de políticas públicas em nutrição para o paciente com câncer.
Este documento de consenso é obra do esforço conjunto da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica e de representações nacionais de instituições que promovem a assistência nutricional ao indivíduo com câncer. Esta obra tem o objetivo de homogeneizar as condutas nutricionais na assistência ao indivíduo com câncer, oferecendo, assim, a todos os usuários portadores de câncer, equidade e qualidade na sua assistência. É um documento dinâmico. As instituições envolvidas no processo de sua constituição comprometem-se a implementar suas decisões e a atualizá-las de forma permanente.
Baixe na Integra o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica:
https://incongresses.com.br/nutricao_onco/
O inquérito pediátrico foi criado ao longo dos últimos três anos por inúmeras instituições e profissionais que acreditaram neste sonho de construir um documento que pudesse caracterizar o estado nutricional do paciente oncológico pediátrico no Brasil distribuído nas cinco macrorregiões.
Esta investigação integra uma série histórica de inquéritos que liderei no Brasil, sendo em 2013 o Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica e em 2015 o Inquérito Luso-brasileiro de Nutrição Oncológica do Paciente Idoso.
Os documentos fizeram parte do compromisso assumido pela SBNO de avaliar o perfil nutricional da população brasileira com câncer. O Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, cuja construção também liderei, recomenda o uso das ferramentas de triagem e avaliação nutricional utilizadas nas investigações do paciente adulto, idoso e agora do pediátrico. Estas investigações foram desenvolvidas com o objetivo de munir gestores para construção de políticas em nutrição oncológica no Brasil.
O Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica em Pediatria contou com a adesão incondicional de profissionais nutricionistas com atuação de larga data em pediatria dentro de instituições de ensino, pesquisa e de assistência oncológica no Brasil, com destaque para as Professoras Doutora Patricia de Carvalho Padilha e Doutora Wanélia Vieira Afonso.
Os resultados do IBNOPe mostraram que a prevalência de desnutrição em crianças e adolescentes com câncer no Brasil é elevada e variada entre as regiões, e indicam a necessidade de se discutir uma assistência oncológica integral e integrada para todas as regiões do país. Os resultados mostram que as políticas de saúde devem focar nos cuidados nutricionais voltados para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida e na assistência prestada às crianças e aos adolescentes com câncer.
Essas estratégias lideradas pela SBNO fazem parte de nossa missão e o IBNOPe construiu uma articulação entre instituições de referência. Isso permitirá discussões que envolvam essa assistência e o diagnóstico nutricional da criança e do adolescente com câncer para melhores práticas assistenciais da criança com câncer no Brasil.
Baixe na Integra o IBNOPe:
https://www.sbno.com.br/wp-admin/post.php?post=12613&action=edit
Fonte: sbno