Fique por dentro
22/02/2024
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, os casos de Dengue voltaram a preocupar as autoridades de saúde. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a doença é uma ameaça durante os meses mais quentes, devido às condições favoráveis para a reprodução do inseto.
A prevenção continua sendo a melhor forma de combate e esta é uma responsabilidade de todos nós, seja em casa ou no trabalho. Medidas simples, como manter a caixa d’água bem fechada, amarrar os lixos adequadamente, realizar a limpeza regular dos ambientes, guardar pneus em locais cobertos, limpar calhas, evitar água acumulada em vasos de plantas e outros recipientes, são essenciais para eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor. Além disso, usar roupas que cubram a pele e aplicar repelente são práticas importantes.
Outro ponto importante é a atenção aos sintomas da doença, como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita, buscar ajuda médica imediata é fundamental, evitando a automedicação. O Ministério da Saúde destaca a importância da hidratação em casos suspeitos da doença, além da realização de testes para diagnóstico e tratamento adequado.
É fundamental avaliar regularmente a situação do local onde você reside ou trabalha para garantir que esteja livre de possíveis focos de água parada, que são propícios à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Para isso, é de extrema importância a manutenção e inspeções periódicas identificando e eliminando qualquer recipiente ou local que possa acumular água.
Contamos com você! Juntos, podemos criar uma barreira eficaz contra a propagação da Dengue em nossas casas, trabalho e comunidades.
Vacinação contra a Dengue: Neste ano, o Brasil está prestes a oferecer a vacina contra a Dengue pelo SUS. Um lote inicial será enviado para os estados mais afetados, visando especialmente crianças e adolescentes, considerados de alto risco. A vacinação começará pelos jovens de 10 a 11 anos, expandindo-se gradualmente para outras faixas etárias.